quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Criança e Consumo participa de debate sobre internet no Itamaraty

A internet e as novas tecnologias trouxeram grandes contribuições para a humanidade e podem representar oportunidades interessantes e qualificadas na área de educação e na difusão de informações. No entanto, ainda é muito pouco consistente o pensamento sobre a regulação desse setor no mundo.


Nesse contexto e com base nos debates do Fórum de Governança da Internet (IGF), da ONU, especialistas e profissionais de diversas áreas participarão no Brasil do seminário “Crianças e Internet: desafios e oportunidades na sociedade da informação”. O evento será realizado em 16 de novembrono Palácio do Itamaraty, em Brasília.


O seminário é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Divisão da Sociedade da Informação – DI), pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).


O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, será representado por sua coordenadora geral, Isabella Henriques, que falará sobre consumo, internet e desenvolvimento infantil. “Em muitos países, as crianças já migraram da televisão para a internet e há uma grande preocupação sobre diversos aspectos ligados à segurança, que vão desde pedofilia até questões ligadas a valores e ideologias. É muito importante que o Brasil comece essa reflexão, pois caminhamos para o mesmo sentido”, explica Isabella.


Publicado em 2009, estudo da socióloga Cecilia Von Feilitzen, da Universidade de Gothenburg (Suécia), mostrou uma lista de pontos que devem ser observados no uso da internet por crianças e adolescentes. Entre os assuntos, estão o risco de exposição a conteúdos pornográficos e violentos, a difusão de valores negativos, a exemplo do racismo e do preconceito, a reprodução de estilos de vida não saudáveis, o excesso de ações de marketing na rede e o controle de informações.


No que diz respeito a consumo, a atenção volta-se ao excesso de publicidade direcionada ao público infanto-juvenil, o que pode acarretar uma série de problemas, já que crianças de até 12 anos não possuem senso crítico para receber essas mensagens e são mais vulneráveis aos apelos mercadológicos.


O evento também pretende abordar os aspectos positivos do uso da internet e fazer um debate que contribua para a implementação de ações que possam minimizar riscos e ampliar oportunidades. A ideia é buscar informações para a formulação da política externa brasileira sobre o tema e das respectivas políticas públicas no País.


Além de representantes do governo, outros convidados falam sobre o assunto, como Brian o’Neill, chefe de pesquisa do College of Arts & Tourism do Dublin Institute of Technology, Guilherme Canela, coordenador de Comunicação da UNESCO no Brasil, Rosely Sayão, psicóloga, e Thiago Tavares, presidente da ONG Safernet.


Serviço:

“Crianças e Internet: desafios e oportunidades na sociedade da informação”
Data: 16 de novembro de 2010, das 9h às 18h
Local: Palácio do Itamaraty, Auditório Wladimir Murtinho (subsolo), Brasília
Inscrições gratuitas pelo e-mail dsi@itamaraty.gov.br (informe nome e telefone)
Programa: http://culturadigital.br/gisi/criancas/


fonte: http://www.alana.org.br/

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