Saiba onde encontrar brinquedos de papel (papercraft) na Internet

O passatempo de montar brinquedos de papel se adaptou à era da Internet. Sites de papercraft, que são bonecos, casas e carros montados a partir de modelos de papel, disponibilizam modelos gartuitos para serem baixados, recortados e montados. Muitos modelos podem ser construídos sem cola.

A brincadeira, que atrai crianças e adultos, chama Papercraft. No site CubeCraft você encontra personagens de filmes e de desenhos animados famosos em um formato cúbico (como na foto acima). Eles vêm desmontados como o Mario, abaixo.

Personagens desconhecidos mas cool e também cúbicos são encontrados no Readymechs.

Eles são mais fáceis de montar que os brinquedos com mais “curvas”, como os do site Bazookajo e do Ninjatoes, que tem personagens dos games Zelda, Final Fantasy e Tomb Raider.

Há blogs especializados nisso como Nintendo PaperCraft, PaperCraft.net, 3D papel model, Bongo Papercraft (de onde tirei a foto acima) e Papercraft World.

Nos sites da Konica-Minolta (está em japonês, mas dá para identificar o botão onde o modelo pode ser impresso) e da Canon há diversos modelos para imprimir. O site japonês da Yamaha também possui um espaço só para as motos de papel (parecem trabalhosa de fazer).

Se nesses sites você não encontrou o que queria, pode procurar em um buscador feito só para isso, o Papercraft.cl. Basta digitar o que você quer montar (carros, motos, animais) e o site retorna os sites que disponibilizam os modelos.

NOSTALGIA: as meninas devem se lembrar da Barbie de papel que vinha em uma revista para recortar e encaixar roupinhas de papel que vinham em outras páginas (havia a versão da Xuxa e de bonecas sem nomes conhecidos). Roupas, sapatos e acessórios eram encaixado por abas.

Também havia revistas com brinquedos de papel para meninos montarem motos, navios, casas e carros a partir de uma folha de papel, usando estilete.