segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Conheça a origem das cores da bandeira do Brasil





O verde e o amarelo entraram na nossa bandeira em 1822, num trabalho do francês Jean-Baptiste Debret. O verde representava a Casa Real Portuguesa de Bragança e o amarelo, a Casa Imperial Austríaca de Habsburgo. O losango foi uma homenagem de Dom Pedro I a Napoleão. Após a Proclamação da República, o Brasil adotou uma bandeira que copiava a americana, mas ela só durou quatro dias. A atual bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase positivista "Ordem e Progresso", escrita em verde.

As 27 estrelas que aparecem na bandeira representam os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Elas estão dispostas da mesma maneira em que apareciam no céu do Rio de Janeiro (RJ) às 9 horas e 22 minutos da manhã de 15 de novembro de 1889 (hora, dia e local da proclamação da República). A estrela que está acima da faixa Ordem e Progresso simboliza o Estado do Pará.

Comemora-se o Dia da Bandeira em 19 de novembro, data em que ela foi adotada no ano de 1889. Nesse dia, o hasteamento é realizado às 12 horas, em solenidades especiais.

A bandeira em mau estado deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no Dia da Bandeira.

Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ao ser substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada.

Todos os dias, a bandeira precisa ser hasteada no palácio da Presidência da República e na residência do presidente; nos ministérios; no Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal; nos tribunais superiores e federais; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; nas missões diplomáticas, em delegações com organismos internacionais e repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira; e em unidades da Marinha Mercante. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas, tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada.

Nenhuma bandeira de outra nação pode ser hasteada no país sem que haja ao seu lado direito, de igual tamanho e em posição de destaque, a Bandeira Nacional. A exceção são as embaixadas e os consulados.

A maior bandeira nacional do Brasil está em São Vicente (SP). Ela possui 630 metros quadrados de área (o mesmo que uam quadra de futebol de salão) e pesa 110 quilos

fonte http://guiadoscuriosos.ig.com.br


Hino da Bandeira


Salve lindo pendão da esperança
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil.

Recebe o afeto que se encerra...
Sobre a imensa nação brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil.

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra ...
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Link abaixo para baixar MP3 de vários hinos. Bandeira, Nacional, Independência, programação da República e muitos outros.

fonte: http://ultradownloads.com.br/download/Hino-da-Bandeira/

Nenhum comentário: