terça-feira, 21 de setembro de 2010

Árvores e Humanidade

“O simbolismo – e o significado substancial – de plantar árvores tem poder universal em todas as culturas e todas as sociedades da Terra, e é uma forma de os individuos; homens, mulheres e crianças participarem na criação de soluções para a crise do meio ambiente”
Al Gore, Earth in the Balance

Florestas fornecem não só proteção ao meio ambiente, mas também significantes opções de ganhos e sustentos globais para mais de um bilhão de pessoas dependentes das florestas. Árvores fornecem uma grande gama de produtos (madeira, frutas, medicamentos, bebidas, ferragem) e serviços (sequestro de carbono, sombra, embelezamento, controle de erosão, fertilidade do solo). Sem árvores a vida humana seria insustentável.
Florestas também têm um importante papel cultural, espiritual e recreativo em muitas sociedades. Em alguns casos, elas são integrais para a definição e sobrevivência de indígenas e culturas tradicionais.
Florestas e árvores são simbolicamnete importantes na maioria das religiões do mundo. Árvores simbolizam continuidade histórica, elas unem terra e céus e, em várias tradições, são moradia para bons e maus espíritos e para a alma dos ancestrais.
Florestas desempenham também um importante papel oferecendo oportunidades de recreação e conforto espiritual nas sociedades modernas. Elas são poderosos símbolos universais, uma expressão física de vida, crescimento e vigor à populaçãp urbana, rural e de florestas. Produtos medicinais feitos de árvores audam na cura de doenças e aumentam fertilidade. Árvores ocupam posição de destaque em discussões de comunidades e casamentos. Elas são plantadas no nascimento de crianças e em enterros.


"Se você está pensando um ano a frente, semeie uma semente. Se você está pensando dez anos a frente, plante uma árvore.”
Chinese poet, 500 BC


"Aquele que planta uma árvore ama os outros mais do que a ele mesmo."
English proverb

"O melhor amigo de um homem na Terra é a árvore. Quando nós usamos a árvore respeitosamente e economicamente, nós temos uma das maiores recompensas da Terra”
Frank Lloyd Wright
"Elas são bonitas em sua paz, elas são espertas no seu silêncio. Elas sobreviverão enquanto nós viraremos poeira. Elas nos ensinam e nós cuidamos delas.”
Galeain ip Altiem MacDunelmor
"Apesar de uma árvore crescer tão alto, as folhas que caem voltam à raiz."
Malay proverb
"Uma sociedade cresce bem quando homens velhos plantam ávores das quais nunca aproveitarão as sombras."
Greek proverb
"Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo vai cair aos pedaços, ainda assim eu plantaria minha árvore de maças."
Martin Luther

"O grande francês Marshall Lyautey uma vez pediu ao seu jardineiro para plantar uma árvore. O jardineiro reclamou que árvore demoraria a crescer e não alcançaria maturidade por 100 anos. O Marshall respondeu ‘Neste caso, não há tempo a ser perdido, plante-a esta tarde!’”
John F. Kennedy
"Árvores são poemas que a Terra escreve diante do céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel, que usamos para registrar nosso vazio.”
Kahlil Gibran
"Se o que eu falo tem repercussão em você, isso só acontece porque nós dois somos troncos de uma mesma árvore."
W. B. Yeats
"Uma árvore é o nosso mais íntimo contato com a natureza."
George Nakashima, woodworker
"Uma árvore usa o que vier em seu caminho para se alimentar. Afundando suas raízes fundo na terra, aceitando a chuva que cai nela, alcançando o sol, a árvore aperfeiçoa sua caráter e torna-se ótima...Absorver, absorver, absorver. Esse é o secredo da árvore.”
Deng Ming-Dao, Everyday Tao


"Plante árvores. Elas nos dão dois dos mais cruciais elementos para nossa sobrevivência: oxigênio e livros.”
A. Whitney Brown
"Cada geração assume a Terra como sendo de sua curadoria. Nós deveríamos deixar para a posteridade a mesma quantidade de árvores e de terras para plantio que nós esgotamos e consumimos."
J. Sterling Morton
"Para mim, a natureza é sagrada, árvores são o meu templo e florestas são as minhas catedrais."
Mikhail Gorbachev
"Deus tomou conta dessas árvores, salvou-as de secas, doenças, avalanches e milhares de tempestades e enchentes. Mas Ele não pode salvá-las de tolos. "
John Muir
"A floresta é um organismo peculiar de doçura ilimitada e benevolência que não faz exigências para sua sobrevivência e oferece generosamente os produtos de sua vida e atividade, ela proporciona proteção a todos os seres."
Buddhist Sutra
"Pessoas que não favorecem árvores irão logo morar em um mundo que não consegue favorecer pessoas. "
Bryce Nelson
"Reflorestar a Terra é possivel, dado um toque humano."
Sandra Postel and Lori Heise, Worldwatch Institute




       Campanha Bilhão de Árvores - Crescer Verde

A “Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores” é uma iniciativa global de plantio de árvores promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Pessoas, comunidades, empresas, indústrias, organizações da sociedade civil e governos são incentivados a fazer um compromisso de participação online. A Campanha encoraja o plantio de árvores nativas e árvores que são apropriadas para o meio ambiente local.

Até o final de 2009, mais de 7.7 bilhões de árvores já tinham sido plantadas no âmbito desta campanha – muito acima da meta de 7 bilhões de árvores – por participantes de 170 países. Com este sucesso, que persiste em 2010, a Campanha Bilhões de Árvores fará uma contribuição substancial ao Ano Internacional da Biodiversidade com ações de conscientização sobre a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar. As árvores desempenham um papel crucial como componentes fundamentais da biodiversidade que constitui a base das redes da vida e dos sistemas, permitindo-nos saúde, bens, alimentação, combustível e outros serviços ecossistêmicos dos quais a nossa vida depende. Elas ajudam a fornecer ar puro, água potável, solos férteis e um clima estável. As bilhões de árvores plantadas por meio do esforço coletivo dos participantes da Campanha contribuirão significativamente para a biodiversidade em todo o planeta.

Achim Steiner, Diretor Executivo, PNUMA
fonte http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese/

Nenhum comentário: