quarta-feira, 19 de maio de 2010

Conheça o País-sede da Copa do Mundo da Fifa 2010 África do Sul


Situada no extremo sul do continente africano, a República da África do Sul se estende por 1.219.912 km², fazendo fronteira com Namíbia, Botsuana, Zimbábue e Moçambique ao norte e com a Suazilândia ao leste. Cravada no coração do país está o montanhoso Lesoto.

A África do Sul tem uma população de mais de 47 milhões de pessoas espalhadas por nove províncias: Cabo Oriental, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Cabo Setentrional, Noroeste e Cabo Ocidental. A província de Cabo Setentrional é de longe a mais extensa, mas é também a menos populosa. Curiosamente, Gauteng, a menor província, é a que tem a maior densidade populacional.

O país é uma democracia e tem um presidente como chefe de Estado. Há uma clara separação de poderes: o Legislativo cabe ao Parlamento, chefiado pelo presidente da Câmara, o Executivo é comandado pelo presidente e pelos ministros (também membros do parlamento) e o Judiciário é regido pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça. A constituição da África do Sul, no entanto, representa a lei suprema e está acima de todos os níveis de governo. Os sul-africanos se orgulham da sua constituição, considerada uma das mais progressistas e democráticas do mundo.

O país tem três capitais: Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (executiva) e Bloemfontein (judiciária). O governo é dividido em três níveis: nacional, provincial e local.

A África do Sul esbanja belezas naturais, com paisagens que incluem vastas planícies, morros, montanhas, lagos, praias e cidades modernas que pulsam em ritmo acelerado. O país tem dois grandes parques que ultrapassam fronteiras, além do mundialmente famoso Parque Nacional Kruger e de quatro locais tombados pela UNESCO. As montanhas de uKhahlamba/Drakensburg são testemunho de um vasto legado natural e cultural graças à enorme quantidade de pinturas rupestres deixadas pelo povo san, que habitou a região durante 4 mil anos.

A maior preciosidade da África do Sul, no entanto, é o seu povo. A diversidade de culturas, histórias e línguas que caracteriza o país lhe rendeu o título de "Nação Arco-Íris", cunhado pelo arcebispo Desmond Tutu.

São 11 as línguas oficialmente reconhecidas na África do Sul, mas o inglês é o idioma predominante, sendo usado em sinais de trânsito, hotéis, comércio, bancos, documentos oficiais e pelo próprio governo. A África do Sul está duas horas à frente do Meridiano de Greenwich (fuso horário GMT +2) e tem uma média de 8,5 horas de luz de sol por dia.

Além da diversidade cultural e das inúmeras línguas, a nação é fanática por esportes, entre eles o rúgbi, o críquete, o golfe, a natação, o atletismo e, é claro, o futebol, que é muitas vezes chamado de "soccer" e informalmente apelidado de "diski".

De um modo geral a África do Sul tem boa infraestrutura e é relativamente fácil de se percorrer entre uma cidade e outra. A Copa do Mundo da FIFA 2010 vem sendo um catalisador para as obras de modernização do país, que contam com um investimento adicional de 9 bilhões de rands (cerca de R$ 2 bilhões) por parte do governo sul-africano.

Nenhum comentário: