É incontestável a importância do xadrez na formação de uma criança. São inúmeras as escolas particulares e públicas de todo o Brasil que já estão adotando o xadrez como disciplina obrigatória dentro da grade curricular. E nos casos em que o xadrez não é obrigatório, é comum encontrarmos o esporte como uma atividade opcional.
A ideia por trás do xadrez nas escolas é que o mesmo se trata de um “esporte pedagógico”, isto é, que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares.
A disciplina que está mais ligada ao xadrez é, sem dúvida, a matemática. Dentro da matemática o xadrez auxilia na aprendizagem da aritmética através do controle de casas e noções de troca; da álgebra através do cálculo de desempenho dos enxadristas; da geometria através do movimento das peças que podem ser na vertical, horizontal ou na diagonal. Mas a ligação do xadrez com a matemática vai ainda mais além. O xadrez ajuda as crianças a entenderem melhor o enunciado dos problemas, uma vez que precisam olhar e entender a realidade do jogo.
E no aprendizado geral, o xadrez pode auxiliar os estudantes a:
- desenvolver o autocontrole
- avaliar um problema
- otimizar o tempo disponível para a solução de um problema
- ser mais criativo
- ter autonomia nas tomadas de decisões
- pensar de maneira lógica
O xadrez desenvolve nas crianças a capacidade de PENSAR e, principalmente, avaliar a conseqüência de seus atos, formando cidadãos mais responsáveis.
fonte: http://esporte.hsw.uol.com.br
Um comentário:
Conheça meu blog sobre xadrez:
http://xadrezdomeujeito.blogspot.com
Um abraço
Postar um comentário