além da preocupação com a inclusão dos alunos...
De acordo com ela, exames realizados pelas escolas em parceria com centros médicos podem ajudar e identificar as carências auditivas das crianças precocemente. "Crianças que falam alto, estão sempre roucas ou com inflamações no ouvido são as mais propícias a terem problemas de audição. Felizmente os pais e as escolas estão se preocupando com isso. Para evitar que o problema aconteça, várias instituições de ensino nos convidam para avaliação audiológica em seus alunos. Em média, de cada cem crianças analisadas, cinco apresentam problemas na audição", diz Scheidt.
Complicações na visão também podem prejudicar o rendimento das crianças nas salas de aula. Para evitar que isso aconteça, o Projeto de Lei 776/2008 prevê que, ao iniciarem as aulas, os alunos recebam uma cartilha sobre o uso correto do computador e videogame, aparelhos eletrônicos que mais causam miopia em crianças. Esta é a principal constatação de um estudo recente feito com 360 crianças pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP). Caso a criança não seja diagnosticada e tratada previamente, a miopia pode se tornar um mal permanente.
Para saber se as crianças sofrem de miopia, basta realizar o teste disponível no site do hospital (www.penidoburnier.com.br ). A avaliação consiste em três categorias, para adultos analfabetos, crianças analfabetas e para alfabetizados.
Fonte: Paraná Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário