domingo, 12 de julho de 2009

Prepare-se para a Prova Brasil!

Patrícia Giuffrida (novaescola@atleitor.com.br)

Maria do Pilar Lacerda fala sobre a importância dessa avaliação e dá orientações sobre como preparar bem os alunos para o exame

Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC. Foto: Paulo Araújo
Maria do Pilar Lacerda, secretária da
Educação Básica do MEC. Foto: Paulo Araújo

De 19 a 30 de outubro, será realizada a principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país: a Prova Brasil. Cerca de 6 milhões de alunos de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental farão o exame. Agora é a hora de redes, escolas e professores se prepararem! A seguir, leia entrevista com Maria do Pilar Lacerda, secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, que dá orientações sobre como preparar bem os estudantes para o exame.

Por que a Prova Brasil é importante?
MARIA DO PILAR LACERDA Esse exame nacional é um instrumento que possibilita fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da Educação no Brasil. Os resultados são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com os dados em mãos, vamos pensar em políticas públicas para sanar possíveis problemas. Mas é importante ressaltar que a Prova Brasil é institucional e não substitui a avaliação rotineira feita pelos professores nas escolas.

A Prova Brasil já foi aplicada duas vezes, em 2005 e 2007. De que forma seus resultados estão contribuindo para a melhoria do ensino no país?
MARIA DO PILAR Já na primeira edição descobrimos que não podemos generalizar dizendo que o ensino no Brasil é ruim, pois a prova mostrou que há escolas com problemas, mas também existem outras que possuem ótimas experiências e podem servir de bons exemplos para todo o país.

Como as redes, as escolas e os professores podem preparar bem seus alunos para o exame?
MARIA DO PILAR A primeira dica é ler os documentos que explicam o que é a Prova Brasil. No portal do Ministério da Educação, há vários textos sobre isso, como as Matrizes de Referência do Sistema Nacional. A segunda dica é conhecer os modelos da prova, que também estão disponíveis no portal do MEC. Isso ajuda os professores a identificar as habilidades e as competências que devem ser desenvolvidas por seus alunos. Os estudantes que tiverem mais dificuldade de aprendizagem deverão ter aulas de reforço e de recuperação. É importante também consultar os resultados de cada escola nas edições anteriores.

fonte: http://revistaescola.abril.uol.com.br

Nenhum comentário: