segunda-feira, 13 de abril de 2009

Quando fico na beira da água e olho em direção ao oceano, qual é a distância do horizonte?

Uma das coisas mais engraçadas em relação ao oceano é o fato da sua superfície ser curva. Costumamos pensar que a água forma grandes superfícies planas, mas a superfície de uma grande massa de água não é nem um pouco plana - ela acompanha a curvatura da Terra.

Graças à curvatura do nosso planeta, a distância entre você e o horizonte quando você olha em direção ao oceano depende da sua altura acima da superfície da água. O diagrama a seguir mostra como a distância até o horizonte pode mudar, dependendo da altura do observador:

Então a distância até o horizonte depende da altura de sua visão acima da água. Se seus olhos estiverem 20 centímetros acima da água, a distância do horizonte seria de 1,6 km. Uma fórmula aproximada para calcular a distância até o horizonte é:

    raiz quadrada (altura acima da superfície / 0,5736) = distância até o horizonte,
com a "altura acima da superfície" em pés e a "distância até o horizonte", em milhas. Se você tem 1m86 de altura e está parado na beira da água, então seus olhos estão cerca de 1m70 acima da superfície. A distância até o horizonte é:
    raiz quadrada (5,5/0,5736) = 4,8 km.
Na unidade métrica, o equivalente é:
    raiz quadrada (altura
    acima da superfície/6,752) = distância até o horizonte,
em que a "altura acima da superfície" está em centímetros e a "distância até o horizonte", em quilômetros.


O que é uma milha náutica?

Uma milha náutica é baseada na circunferência do planeta Terra. Se cortássemos a Terra ao meio na linha do equador, poderíamos pegar uma das metades e vê-la como um círculo. Poderíamos dividir esse círculo em 360º e cada grau em 60 minutos. Um minuto no arco do planeta Terra é uma milha náutica. Esta unidade de medida é usada por todas as nações para viagens aéreas e marítimas.

Um é uma unidade de medida de velocidade. Viajar a 1 milha náutica por hora é o mesmo que viajar na velocidade de 1 nó.

Um quilômetro também é definido usando o planeta Terra como escala de referência. Se pegássemos a Terra e a cortássemos ao meio com uma linha passando do Pólo Norte até Paris e medíssemos a distância da curva que vai do Pólo Norte até o equador naquele círculo e depois dividíssemos essa distância por 10 mil, teríamos a unidade tradicional para o quilômetro, conforme definido em 1791 pela Academia Francesa de Ciências.

Uma milha náutica equivale a 1.852 metros ou 1,852 km. No sistema inglês de medidas, uma milha náutica equivale a 1,1508 milhas ou 6.076 pés.

Para viajar pelo equador ao redor da Terra, teríamos que percorrer 21.600 milhas náuticas, 24.857 milhas ou 40.003 quilômetros.


Quanta água há na Terra?

Há um bocado de água na Terra! Algo em torno de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros (quero ver você dizer esse número) de água podem ser encontradas na Terra. Esse volume de água está em um ciclo constante: evapora no oceano, viaja pelo ar, cai no solo como chuva e então volta aos oceanos pelos rios.

Os oceanos são imensos. Cerca de 70% do planeta é coberto por oceanos e a média de profundidade deles é de cerca de mil metros. 98% da água do planeta está nos oceanos, que devido a sua quantidade de sal, não é potável. Cerca de 2% da água do planeta é potável, mas a maior parte (1,6% da água total do planeta) está presa no gelo polar e em geleiras. Outros 0,36% são encontrados no subsolo, em aqüíferos e poços. Apenas cerca de 0,036% do total do suprimento de água do planeta é encontrado em lagos e rios. Ainda é muita água, mas muito pouco se comparado com toda a água existente.

O resto da água do planeta está flutuando no ar na forma de nuvens e vapor d'água, ou dentro do corpo de plantas e animais (65% do seu corpo é composto por água, o que significa que, se pesa 100 kg, 65 deles são água pura). Além disso tudo, ainda há os refrigerantes, leite e sucos de laranja que encontramos nas lojas e nas nossas geladeiras. Deve haver alguns bilhões de litros de água nas prateleiras de todas as lojas do mundo!


fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br

3 comentários:

Clarissa disse...

Olá, contadoras de histórias do blog! Tudo bem? Sou a Clarissa e trabalho na Edelman, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona, citado acima. Muito bacana ver ele por aqui. Que bom que o conteúdo tem sido útil pra vocês. Gostei bastante da ideia do blog!
Um grande abraço
Clarissa

BISBILHOTECARIAS disse...

Oi,

Clarissa!

Ficamos contente com seu contato somos apaixonada pelo site ComoTudoFunciona já usamos outras matérias, vamos colocar um link do site blog.

abraços.
Bisbilhotecarias

Clarissa disse...

Muito legal que curtem o site, espero que lhes seja sempre útil!
beijos!