quarta-feira, 18 de março de 2009
Stephen Hawking escreve 2º livro infantil sobre o universo
Londres, 18 mar (EFE).- O físico britânico Stephen Hawking escreveu seu segundo livro sobre o universo dirigido especialmente às crianças com a filha, a escritora Lucy Hawking.
A nova obra tem como título "George and the cosmic treasure hunter" ("George e o caçador do tesouro cósmico", em tradução livre) e é a segunda parte do livro "O Segredo do Universo".
Em entrevista concedida à revista "New Scientist", Hawking diz que as crianças "são fascinadas pelos buracos negros" e perguntam sobre esta questão, sobre a qual é um dos maiores especialistas do mundo.
O cientista britânico diz que continua sendo "como uma criança", porque está sempre "observando tudo".
Segundo ele, o objetivo de transferir parte de seu conhecimento aos menores se deve a que gosta da ideia de que estejam preparados para ler em alguns anos livros como o clássico "Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros".
Sua última obra conta a história de George -o mesmo protagonista de "O Segredo do Universo" -, que "começa uma viagem pelo sistema solar seguindo uma série de pistas para encontrar o tesouro cósmico usando o supercomputador de seu vizinho, Cosmos", explica Hawking.
Nesta ocasião, teve novamente a colaboração da filha Lucy, que destaca na entrevista a habilidade de seu pai "para expressar as coisas de forma muito simples".O cientista britânico reconhece que espera ser lembrado por seu trabalho sobre os buracos negros e a origem do universo, e destaca que a ciência dá hoje resposta às perguntas que a religião costumava contestar.
"O único assunto que a religião pode reivindicar para si é a origem do universo, mas inclusive aqui a ciência está progredindo e deveria dar em breve uma resposta definitiva", acrescenta Hawking, que prevê que, nos próximos 20 anos, os detalhes sobre isso serão conhecidos. EFE
crédito: www.g1.com.br
Stephen Hawking
Stephen Hawking recentemente completou 64 anos. Nascido em 8 de janeiro de 1942, em Oxford, Inglaterra, é matemático, astrofísico e doutor em cosmologia pela Universidade de Cambridge, onde ocupa a cadeira de Isaac Newton como professor lucasiano de matemática. É considerado o mais brilhante físico teórico desde Albert Einstein (ido em 1955).
Lutando contra uma rara moléstia degenerativa, a esclerose amiotrófica lateral (a doença de Lou Gehring), esse matemático e astrofísico, além de sua grande contribuição à ciência moderna, conseguiu até agora escrever dois livros acessíveis à nossa compreensão leiga sobre o tempo e o espaço, enfim sobre a formação e o que é o universo. Hawking vive hoje numa cadeira de rodas especialmente construída para ele, de onde através dos poucos movimentos que consegue fazer, digita num computador o que é brilhante em seu cérebro de gênio.
Uma breve história do tempo
Sobre ele e sobre esta obra escreveu o astrônomo Carl Sagan, da Cornell University, NY, ainda vivo em 1987:
"Em nosso cotidiano não entendemos quase nada do mundo. Pouco pensamos no mecanismo que gera a luz do Sol e possibilita a vida; na gravidade, que nos cola a uma Terra que, de outra forma, nos lançaria em rotação pelo espaço; ou nos átomos de que somos feitos e cuja estabilidade dependemos fundamentalmente. Com exceção das crianças (que não sabem o suficiente para não fazer senão perguntas importantes), poucos de nós gastamos muito tempo considerando por que a natureza é do jeito que é; de onde surgiu o cosmo, ou se ele sempre existiu; se o tempo algum dia voltará atrás, fazendo os efeitos antecederem as causas; ou ainda se existem limites máximos para o conhecimento humano. Há até mesmo crianças – conheci algumas delas – que querem saber com o que se parece um buraco negro; qual é a menor porção de matéria; por que nos lembramos do passado e não do futuro; como se explica, se houve um caos primordial, que haja ordem agora, pelo menos aparentemente; e por que existe um universo.
Em nossa sociedade não é incomum que pais e professores respondam à maioria destas perguntas com um dar de ombros, ou apelando para conceitos religiosos vagamente relembrados. Alguns não se satisfazem com esse tipo de atitudes, porque elas expõem visceralmente as limitações da compreensão humana.Grande parte da filosofia e da ciência foi impelida por estes questionamentos. Um número crescente de adultos começa a ousar formular perguntas deste gênero e ocasionalmente recebe respostas surpreendentes. Eqüidistantes dos átomos e das estrelas, expandimos nosso horizonte exploratório para alcançar o conhecimento tanto dos fenômenos menores quanto dos maiores.
A obra é também um livro sobre Deus... ou, talvez, sobre sua ausência. A palavra de Deus invade suas páginas. Hawking embrenhou-se numa busca profunda para responder à famosa colocação de Einstein sobre a possibilidade de escolha que Deus possa ter tido para criar o universo. Hawking, como ele mesmo afirma explicitamente, tenta compreender a mente de Deus. Isto torna a conclusão deste esforço completamente surpreendente: o universo sem limite no espaço, sem começo ou fim e sem nada que um Criador pudesse fazer."
O universo numa casca de noz
Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito... (Shakespeare, Hamlet, Ato 2, cena2).
“Hamlet talvez quisesse dizer que, embora nós, seres humanos, sejamos muito limitados fisicamente, nossas mentes estão livres para explorar todo o universo e para avançar audaciosamente para onde até mesmo Jornada nas Estrelas teme seguir – se os maus sonhos permitirem.”
Stephen Hawking é um ícone intelectual conhecido não apenas pela ousadia de suas idéias, mas também pela clareza e perspicácia com as quais se expressa. Nesta sua obra, Hawking apresenta o segmento mais atraente da física teórica – no qual a verdade é quase sempre mais estranha do que a ficção – para explicar, com uma linguagem simplificada, os princípios que controlam o universo.
Como muitos da comunidade de físicos teóricos, Hawking procura o graal da ciência: a intrigante Teoria de Tudo, que está no coração do cosmo. Com seu estilo acessível e bem-humorado, ele nos leva a descobrir os segredos do universo, nos conduz às fronteiras selvagens da ciência, que guardam as últimas peças do quebra-cabeça, e nos revela os bastidores de uma de suas mais emocionantes aventuras intelectuais enquanto procura “combinar a teoria da relatividade geral de Einstein e a idéia das histórias múltiplas de Feynman em uma teoria unificada completa que poderá descrever tudo o que acontece no universo”.
O professor Hawking convida seu leitor a ser companheiro na extraordinária viagem através do espaço-tempo. Uma breve história do tempo e o universo numa casca de noz são leituras obrigatórias para todos aqueles que desejam entender o universo no qual vivemos.
É assunto sério. A atual obra literária do cientista Stephen Hawking deve ser considerada como reflexão do universo em que estamos, como foi sua origem e como será sua continuação, ainda que ele considere Deus envolvido nisso. Não é leitura fácil, mas é um grande desafio.
Conheça mais sobre Stephen Wawking
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário