terça-feira, 24 de março de 2009

Cidades apagam as luzes para alertar sobre mudanças do clima

Hora do Planeta 2009

Movimento mundial de combate ao aquecimento global, a Hora do Planeta será realizada pela primeira vez no Brasil. Conhecido mundialmente como Earth Hour, o movimento é promovido no país pelo WWF-Brasil e o Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa. Até agora, mais de 20 cidades já confirmaram a participação, entre elas Brasília, Curitiba (PR), Lorena (SP), Salgueiro (PE), Itajaí (SC), Manaus (AM), São Geraldo do Araguaia (TO), e Cametá(PA). A idéia é que durante uma hora, no próximo dia 28 de março, as pessoas apaguem as luzes entre 20h30 e 21h30.

Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, anunciou que irá apagar as luzes de ícones cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes.
A comunidade do Morro Dona Marta e o Jockey Club também confirmaram sua participação.

O ato de apagar as luzes foi escolhido símbolo do movimento global porque na maior parte dos países a produção de energia elétrica gera grande quantidade de gases de efeito estufa que causam as mudanças climáticas.






Um ato simbólico pelo futuro do planeta

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.

Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Além do Rio de Janeiro outras grandes cidades mundiais já anunviaram a participação, como Atenas, Buenos Aires, Edimburgo e Nova Iorque. Mais de 1 mil cidades de 80 países confirmaram a participação na Hora do Planeta 2009 – um número que já superou a meta de adesão e que reflete a vontade da comunidade mundial de influir no futuro do planeta.

Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008 o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

“A Hora do Planeta não é um ato de economia de energia, mas um gesto de engajamento social, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela união, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida”, afirma Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil.

Para mobilizar a população pela Hora do Planeta, o WWF-Brasil lançará a campanha publicitária criada pela DM9DDB e espera contar com a adesão de empresas, entidades, ONGs, associações de bairro e demais movimentos da sociedade civil.

Os cidadãos são convidados a se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br
Cadastre-se e saiba como participar na Hora do Planeta.
Informações 0300 789 5652

Faça parte. Apague as luzes por um futuro mais sustentável!






Nenhum comentário: