O papel, na Antigüidade, chamava-se papiro e foi inventado pelos egípcios. Só que ele não era assim da maneira como você o conhece. Era feito de longas folhas de uma planta que também se chamava papiro - daí surgiu o nome - e se apresentava em rolos enormes onde os egípcios escreviam e desenhavam.
Muito mais tarde, os chineses juntaram pastas de plantas e inventaram um outro tipo de papel, derivado de outras plantas como o arroz, por exemplo. Mas este papel que você conhece - que é feito com a celulose das árvores - só surgiu no século 19.
Hoje, as fábricas de papel têm um compromisso de cuidar do meio ambiente, fazendo o papel a partir de áreas de reflorestamento. Muito bem! Ponto pra ecologia! Isso quer dizer que não dá mais para cortar as árvores da natureza com este propósito.
Usando o ABC
Nem sempre o homem usou a escrita. Estranho, não é mesmo? Acredita-se que ela tenha surgido há uns 6 mil anos e, naquela época, usava-se as pedras para escrever. Ou seja: cada letra - que naquela época eram símbolos - tinha que ser entalhada uma a uma, de preferência na parede das cavernas. Dava um trabalhão danado!
Já, bem mais tarde, os Egípcios antigos escreviam por meio de hieróglifos - figuras e símbolos enigmáticos que tinham uma história por trás de cada forma.
Depois é que surgiram os alfabetos - o conjunto de símbolos que representam graficamente os sons que a gente fala. Os primeiros alfabetos apareceram nas proximidades do Mar Mediterrâneo oriental. O alfabeto fenício, por exemplo, data aproximadamente do ano de 1300 a.C. Foi este alfabeto que deu origem a vários alfabetos modernos, entre os quais o grego, o latino - usado por nós, o cirílico - que é o dos russos, o árabe e o hebraico.
Qual foi o primeiro livro impresso no mundo?
No dia 30 de setembro de 1452, o alemão Johanes Gutenberg produziu a primeira impressão mecânica de um livro, no caso a Bíblia, com 641 páginas.
Cada letra foi composta a mão e cada folha, colocada minusciosamente na máquina. Inventor da imprensa de tipos móveis, Gutenberg conseguiu imprimir 300 folhas por dia.
http://www.edelbra.com.br/default.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário