O voto através da urna eletrônica foi implantado no Brasil em 1996 e, segundo critérios estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores utilizaram-se dela. Em 1998 os municípios com mais de 40.500 eleitores também passaram a utilizar a urna eletrônica no processo eleitoral. Finalmente, no ano 2000, todo o território brasileiro teve suas eleições informatizadas. Atualmente diversos outros países estão utilizando a tecnologia brasileira e informatizando suas eleições.
Neste artigo você ficará por dentro de como funciona a urna eletrônica, quais são os seus componentes, quais as vantagens de utilização da mesma e muito mais!
Urna eletrônica preserva o meio ambiente
O uso das urnas de eletrônicas gera um ganho ambiental considerável. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde a implantação do sistema eletrônico de votação, em 1996, até a última eleição (realizada em 2006), 820,8 milhões de cidadãos votaram por meio desse sistema, o que ajudou a preservar 18.720 árvores ou uma floresta de 112 mil metros quadrados.O uso das urnas eletrônicas durante esses últimos 12 anos também economizou 505,44 milhões de litros de água que eram utilizados na produção do papel das cédulas, volume esse suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes durante um mês.
Mais novidades em 2008
Como parte de um teste piloto, o TSE vai implantar a identificação biométrica do eleitor em três municípios. Neste ano, as cidades de Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado do Oeste (RO), que juntas concentram em torno de 45 mil eleitores, serão as primeiras a adotar a identificação pelas digitais.A biometria se caracteriza por identificar o usuário através de alguma característica única de seu corpo. O TSE fará, nesse piloto, identificação pela impressão digital, mas está apto também a identificar os eleitores pela face. As cidades foram escolhidas por já disporem de urnas equipadas com scanner de digitais e por terem feito o recadastramento de seus eleitores, que tieram suas digitais recolhidas além de terem sido fotografados. De acordo com o TSE, dentro de 5 a 10 anos todo o país deverá estar utilizando a biometria no momento do voto.
Você sabia
que...95% dos votos de 126 milhões de eleitores são apurados até a meia noite?
O sistema
Em 2008, porém, o TSE optou por trocar o sistema VirtuOs pelo software livre Linux. Essa troca trará três grandes vantagens. A primeira delas é a economia, já que o governo não terá mais que coprar licença dos antigos sistemas proprietários. A segunda vantagem diz respeito à transparência do processo. E em terceiro lugar vem a segurança já que o Linux é um sistema reconhecidamente mais seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário