quinta-feira, 26 de junho de 2008

Porque não pirateamos essa idéia?




Bibliotecas beneficiam população em terminais de ônibus
Luciana Collet - Gazeta Mercantil

Os terminais de ônibus urbanos da grande Vitória estão sendo equipados, pouco a pouco com bibliotecas populares. Com isso, os usuários do sistema de transporte público da região, de cerca de 500 mil pessoas, têm acesso a clássicos da literatura nacional e internacional e best-sellers. Trata-se de uma iniciativa da ONG Universidade para Todos, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) e a Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

O projeto Biblioteca Transcol, iniciado em 2006, já possibilitou a inauguração de bibliotecas em três terminais rodoviários: no Terminal Laranjeira, no município de Serra, inaugurada em agosto de 2007, no terminal de Itaciba, em Cariacica, e no Ibis, em Vila Velha, ambas inauguradas no início deste ano. Até o final do ano estão previstas mais 3 inaugurações, atendendo assim, toda região metropolitana da capital capixaba. Cada unidade recebe cerca 700 livros novos dos quais cerca de 50 por dia são emprestados.

De acordo com a especialista em Responsabilidade Social da ArcelorMittal Tubarão, Fátima Guerra, a empresa já deve investir R$ 45 mil por unidade, na montagem da estrutura que acolhe a biblioteca e na manutenção. Os alunos da ONG ficam responsáveis pela operação. "Entre os livros mais procurados estão o Código da Vinci e os da série Harry Potter", disse, citando também autores nacionais como Luiz Fernando Veríssimo, Arnaldo Jabor e Ana Maria Machado. "Mas também procuramos atender a demanda dos usuários, como a de uma senhora que nos pediu Meu pé de Laranja Lima, que tivemos de comprar", disse.


Nenhum comentário: