Quem foi São João Batista
Profeta amplamente citado no Antigo Testamento, São João Batista é descrito na Bíblia como primo de Jesus Cristo e o responsável por anunciar a chegada do Messias aos homens.
- A Bíblia se refere a ele como "a voz que clama no deserto preparando os caminhos do Senhor", e o próprio Cristo teria dito ser João o "maior dos homens nascidos de mulher" - ensina o padre Miguel Wetternick, capelão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Tido como homem santo por seus contemporâneos, ganhou o respeito de reis e poderosos, mas isso não impediu que morresse decapitado por ordem de Herodes Antipas, rei da Galiléia, cuja vida pessoal São João costumava classificar publicamente como imoral.
Para o seu filho ler
As festas que as escolas e algumas cidades costumam fazer em junho homenageiam São João, que nasceu um pouco antes de Jesus Cristo. Naquela época ele andava de uma cidade a outra dizendo para as pessoas que um homem especial iria chegar para ajudar a todos. Esse homem era Jesus.
Um dia João começou a falar mal de um rei que havia se casado com a esposa do próprio irmão. A rainha não gostou disso e acabou fazendo o rei matá-lo.
Hoje, no dia dedicado a São João, as pessoas acendem fogueiras, cantam, dançam e comem coisas gostosas. Essas festas começaram na Europa, e comemoravam o sucesso das colheitas.
A simbologia da festa
Festa de São João que se preze tem bandeirinhas coloridas, fogueira, quadrilha e muita comilança. Conheça a origem das tradições:
Fogueira - Para os católicos, a fogueira de São João significa a luz de Jesus, anunciada pelo santo como capaz de salvar o mundo de seus pecados. Nas festas juninas celebradas em Portugal, o formato da fogueira costumava mudar conforme o santo dono da festa.
Bandeirinhas coloridas - Alguém já viu festa sem decoração? As bandeiras coloridas eram usadas pelos antigos exatamente para deixar o ambiente e, principalmente, o céu, mais festivo e descontraído.
Balões - O costume, importado da Ásia, tinha como objetivo iluminar a noite de festa e levar aos céus a alegria dos festeiros.
ZERO HORA.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário