segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quarta edição da Semana Mundial do Brincar De 19 a 26 de maio

Cerca de 90 mil pessoas, entre crianças e adultos,
 devem participar da Semana Mundial do Brincar deste ano
Thinkstock/Getty Images

Quarta edição da Semana Mundial do Brincar terá atividades lúdicas, debates e palestras em 20 estados. Veja sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças


A Semana Mundial do Brincar (SMB), iniciativa promovida pela Aliança pela Infância, pretende reunir crianças de diversas idades e culturas para incentivar a prática do brincar de forma coletiva. De 19 a 26 de maio, atividades lúdicas, debates e palestras serão realizados em mais de 20 estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Percebemos que, atualmente, a prática do brincar é pouco respeitada pelos adultos. Desde cedo, as crianças têm muitos compromissos. Atividades livres perderam espaço na vida delas”, afirma Giovana Barbosa Souza, gestora institucional da Aliança Pela Infância.

Giovana ressalta que os responsáveis precisam oferecer brincadeiras livres, com a finalidade apenas do prazer da criança. Isso acontece por meio de materiais não estruturados, como madeira, palitos, tecido, enfim, objetos que permitam o uso da imaginação e da criatividade.

“Nos grandes centros urbanos, as pessoas têm uma ansiedade muito grande de preparar seus filhos para o século XXI e atividades não dirigidas ficam em segundo plano. Nessa campanha, queremos sensibilizar os pais para que eles entendam que as crianças precisam brincar de forma mais livre, sem a presença tão frequente de brinquedos eletrônicos”, diz.

Segundo os organizadores, no ano passado, 60 municípios brasileiros realizaram atividades simultâneas durante a SMB. Foram mais de 70 mil participantes, contando crianças e adultos. A expectativa para este ano é contar com a participação de 90 mil pessoas em mais de 70 municípios.

Para incentivar pais e responsáveis a brincar com seus filhos, confira 100 sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças:

Clique aqui e veja

fonte: http://www.ig.com.br/

Nenhum comentário: