terça-feira, 7 de julho de 2009

Quem disse que não dá para brincar no inverno? Veja dicas de brincadeiras para o frio

MARINA GOMES
Colaboração ao UOL Crianças

Um dos problemas das férias de julho é o frio, e nem sempre dá para brincar fora de casa. Mas nem por isso você vai deixar de se divertir, já que todos os seus amigos também estão em férias e têm muito mais tempo para brincar.

Escolhemos três professores que trabalham com crianças para indicar algumas brincadeiras que dão certo dentro de casa ou em lugares fechados. São eles: Rafael Kocian, mestre em educação física pela Unesp e membro do Laboratório de Estudos em Psicologia do Esporte, Sara Matthiesen, doutora em educação e professora do Departamento de Educação Física da Unesp e Elaine Prosdócimo, que trabalha com crianças e é professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Escolha a sua preferida e chame seus amigos. Veja também as brincadeiras ilustrad
as em álbum.

Homem Elástico







Para e
ssa brincadeira você vai precisar de fita adesiva, papel, caneta e três sacos plásticos (para realizar o sorteio). O jogo pode ser individual ou em equipes.

Primeiro, defina o loc
al:
Divida o espaço do jogo em três partes (azul, vermelho e verde). Dentro desse espaço, pregue pedaços de fita adesiva a cada 15 cm, com números 1, 2, 3, 4 e 5.

Escreva em pedaços de papel: mão direita, mão e
squerda, perna direita e perna esquerda e coloque os papéis em um saco plástico. Pegue outro saco e escreva as três cores do jogo (azul, vermelha e verde).

Em um terceiro saco plástico, escreva os números de 1 a 5.

Um jogador de cada vez realiza o sorteio dos três sacos. Por exemplo: mão esquerda, cor azul e número 3. O jogador deve encostar a parte do seu corpo no local e números sorteados. Se conseguir fazer isso ganha 10 pontos.

Depois disso, o jogo continua com o segundo sorteio, sem tirar a parte do corpo que já está no chão para executar o próximo movimento. E assim segue sucessivamente, até o jogador obter 40 pontos ou não conseguir realizar o movimento, quan
do vence quem tiver feito mais pontos.

Mímica e Imitação










Separe um relógio com cronômetro, papel e caneta para somar os pontos.

Os participantes escrevem em pequenos pedaços de papel palavras que o outro grupo deverá fazer como mímica.

Podem ser animais, personalidades, lugares, ações, objetos, filmes, marcas, pratos (comidas) etc. Após escrever, colocam todos os papéis em um saco plástico para o sorteio.

Alternadamente as equipes mandam um de seus jogadores para sortear a palavra para fazer
a mímica. O jogador terá no máximo 45 segundos cronometrados para isso. O jogador que faz a mímica não pode falar nada, apenas usar o próprio corpo, enquanto seus colegas tentam acertar a palavra. Se a equipe acertar recebe 10 pontos. Se não acertar, passa a vez para os adversários.

Jogo da Fazenda










Esse jogo precisa de um espaço maior, como por exemplo a garagem de casa ou a área de lazer do prédio.

Com giz de lousa, desenhe quadrados nos cantos do lugar do jogo, que serão chamados de currais ou jaulas. Dentro de cada jaula desenhe um animal: cachorro, galinha, vaca e porco.

Os jogadores se dividem nos currais em números iguais. No centro do campo fica o fazendeiro. Uma pessoa fica de fora do jogo e será o narrador. O papel do narrador é organizar a troca dos bichinhos, gritando quem deve trocar de curral.

Ele pode, por exemplo, falar: "Troca. Cachorro e galinha." Os jogadores que estiverem nesses currais devem ir correndo até o local indicado, sem serem pegos pelo fazendeiro.

Quem for pego sai do jogo, até sobrar somente um jogador. Ou, se preferir, quem é pego vira nar
rador, e a brincadeira continua.


Maestro










Façam uma roda.
Uma amigo vai para longe, para não ouvir o grupo. Enquanto ele fica fora, vocês escolhem alguém para ser o maestro.

Todos devem repetir os movimentos do maestro (por exemplo: bater
palmas, bater com mãos no chão) e os movimentos devem ser sempre trocados, para não ficar muito tempo fazendo o mesmo gesto.

Aquele que ficou de fora deve tentar descobrir quem é o maestro.


Feira









O primeiro diz "Eu fui à feira e comprei..." e fala um item comprado. O próximo tem que repetir o objeto do amigo e acrescentar mais alguma coisa. A roda segue e o terceiro tem que dizer, na ordem, os dois itens dos amigos e acrescentar mais um.

Segue a roda, sempre repetindo todos os itens comprados antes pelos amigos e acrescentando um novo.

Exemplo:

Primeiro: "Fui à feira e comprei batata"
Segundo: "Comprei batata e tomate"
Terceiro: "Comprei batata, tomate e maçã"

E assim vai se repe
tindo até que alguém não consiga lembrar de todos os itens na ordem certa.

Jogo da memória











Escolha 10 objetos em sua casa. Enquanto seus amigos ficam de costas, você os coloca em uma sequencia, em linha. Eles viram e podem olhar os objetos por um minuto, tentando memorizar a ordem em que estão.

Depois disso, eles ficam de costas novamente e
você retira um objeto ou troca dois de lugar.

Quem descobrir primeiro a mudança feita ganha e é quem vai escolher os próximos 10 objetos para continuar a brincadeira.

Saco secreto





Coloque dentro de
uma sacola escura e grossa um objeto de sua casa. Seu amigo tem que descobrir o que é apenas apalpando, sem ver. Ao mesmo tempo, você também tenta descobrir o que ele escondeu em outra sacola para você. Quem falar o objeto certo primeiro ganha.

Música









Façam uma roda. Um amigo fala uma palavra e os outros, um de cada vez, têm que cantar uma música com ela. A brincadeira vai até que alguém não consiga mais se lembrar de nenhuma canção. Essa pessoa, então, é quem dita a próxima palavra para os outros cantarem.

fonte: http://criancas.uol.com.br

Nenhum comentário: